segunda-feira, 12 de março de 2012

Good day, sunshine!

Bom dia, Brasil!
Todo intercâmbio tem aquela coisa de "Manda notícias!", "Me escreve.", "Como você tá?", etc e tal, nada melhor que um blog para dividir as novas experiências e contar como tá sendo aqui. Demorei um pouco pois a semana foi cheia.
Mas confesso, o que mais me abalou aqui foram as brasileiras! Hehehehe!
Para os que não sabem, sai de São Paulo dia 4 e dia 5 cheguei em New Jersey, onde passei 3 dias fazendo um workshop da Au Pair Care com outras meninas do mundo inteiro, aproximadamente 70, com umas 10 brasileiras.

Acontece que no terceiro dia quando eu estava voltando de New York com algumas meninas, escutei uma brasileira falando em inglês para uma menina que não era brasileira "Uma amiga minha passou um tempo em NY e disse que teve um feriado na cidade em que uma orquestra tocou no Central Park e todos simplesmente ouviram em silêncio, isso nunca aconteceria no Brasil!". Para aqueles que me conhecem: o que vocês acham que eu fiz, fiquei quieta? Hahahaha... Segue a conversa:
Eu - Não concordo!
Ela - No Brasil as pessoas não respeitam, elas não iam ficar quietas em um parque público.
Eu - Continuo não concordando.
Ela - Mas é verdade, quem não tem dinheiro pra pagar com um ingresso para ver um concerto não respeita!
Eu - Meu namorado toca sanfona maravilhosamente bem e já passou fome, quando QUALQUER tipo de música está tocando ele escuta com amor, com respeito e atenção, e tento certeza que você deve ser uma das pessoas que falam enquanto essas músicas tocam.
Ela - Mas eu tava generalizando.
Eu - Exatamente, você não pode fazer isso! Quer dizer, pode você pode, somos e estamos em um país livre. Só que você está falando de uma maneira geral do POUCO que você conhece do teu país. É isso que você quer passar pra quem nunca visitou o Brasil?
Ela - Você quer que eu minta? Eu faço jornalismo, eu leio, eu sei o que acontece no Brasil!
Eu - Ahhhhhh... Entendi! Hehehehe... Jornalismo! O que você sabe é o que as pessoas querem que você pense que sabe, você podia tentar conhecer mais pessoas ao invés de só ler sobre elas e aprender a cultura do teu pais!
Ela - O Brasil é um país pobre, as pessoas não tem dinheiro...
Eu - Isso não é um problema do Brasil, é um problema mundial, é um problema do ser humano!
Ela - Você vive em um conto de fadas.
Eu - E você sabe de mais!
Ela - Você tem que abrir sua mente.
Eu - Que bom, concordamos em uma coisa! Eu posso pensar exatamente igual você nesse ponto: VOCÊ tem que abrir a sua mente.
Dai eu decidi parar.
Costumamos falar que quando a saudade bate, da comida, da família, amigos, namorado, nós nos sentimos Homesick, ao pé da letra: doente de casa. Com saudades de casa! Essa menina conseguiu despertar isso em mim. Nesse momento eu queria meus amigos, queria ir em um sesc, queria entrar em um show de graça e lembrar que mesmo que a casa não está cheia, todo escutam com atenção e respeito os artistas que estão no palco. Quando voltei para o meu quarto com as minhas duas amigas de quarto, uma da Macedônia e a oura do Japão, conversamos sobre o que aconteceu e elas me acolheram como minhas melhores amigas fariam. E para as brasileiras que concordam com "Ela", fiquei sabendo que pessoas pedem esmola, passam fome e falam em concertos musicais na Macedônia e no Japão também.
Estou na casa de americanos: magros, vegetarianos, que praticam Yoga, que pedem por favor e agradecem, que são amáveis e gentis, com crianças obedientes.
Brasileiro, norte-americano, japonês, negro, branco, amarelo, magro, gordo, olhos puxados... Não importa! Em qualquer tempo ou lugar, vamos ser aquilo que queremos ser, independente de cor, credo, nacionalidade ou classe social, somos serem humanos, passíveis a mudanças e constantes transformações.

(A primeira foto sou eu com um sorrisinho de turista que não gosta de comprar, não é ironia, as meninas quase enfartaram quando souberam que iam pra TIME SQUARE!, e a segunda foto estamos Macedônia, Brasil e Japão, todas juntas abraçaditchas! )

6 comentários:

  1. Rafaaaa, a viagem não começaria de outro jeito! Vai firme e remexe com a cabeça desse povo *.*

    ResponderExcluir
  2. Os EUA escolheram o melhor exemplar brasileiro pra nos representar. Estamos juntas, não esquece! Amo você.

    ResponderExcluir
  3. Nao liga nao Rafa! Todos os paises tem seus problemas...
    Eu aqui na australia ja vi 2 assaltos em 2 messes... Fora que o que tem de bebado e drogado aqui nao é brincadeira...
    Ps: bacana essa sua amiga japa ein!!! hahahaha!

    Abraco irma!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahahahahahahahahaha! Irmãozinho safadinho!
      Só não vou ligar pra essa menina idiota por que eu tenho o irmão mais lindo, forte e legal do universo.

      Ela é um amor, mas é SUPER envergonhada, mas me abraçava toda hora, toda sem graça. Hehehehehe... A má notícia: ela namora.

      Abraaaaaaaaaço, irmãozão.

      Excluir