terça-feira, 13 de março de 2012

As Crianças e o Karma

Saudosos, hoje o dia foi longo!
Acabei de tomar um banho e deitar.

Hoje fui sozinha (Ieeeeeeeeeeiiiiiiiiiiii! =D) de carro pra minha aula de Yoga, encontrei um shopping, estacionei uma Honda 4x4 entre uma BMW e um Civic mas também consegui me perder! Fiquei indo e voltando na MESMA rua tentando encontrar a rua que fazia conexão com o bairro, o GPS do iPhone não funcionava e eu fiquei meia hora andando em linha reta.

Tá tocando Pink Floyd no rádio, LINDO!
Agora Stones.

Hoje a noite, meu bebe mais novo não queria tomar banho, era "muito ceeeeeeedoooooooo" e ele não queria. Com seis anos eu pensaria o mesmo! Desde que cheguei conversamos bastante sobre bom comportamento, ser gentil e todas essas coisas de adultos. E sempre que ele não quer fazer algo simplesmente fala não e quando pergunto por que ele responde "Por que eu não quero!". Ok, no primeiro dia ele conseguiu me roubar uns 20 minutos de vida com essa atitude.
Mas quem trabalhou comigo em algum buffet pode imaginar, não durou um dia! Hahahahaha...
Quando chegou a hora do banho:
Eu - Vamos tomar banho, querido?
Ele - Não.
Eu - Por que?
Ele - Por que eu não quero!
Eu - Mas você precisa, correu bastante hoje, não correu?
Ele - Mas é muito cedo pro banho!
Eu - Claro que não, daqui a pouco já é a hora da janta. Seu irmão já subiu, você sabe que está na hora. Acho que em cinco ele termina, vou te esperar lá em cima.

Cinco minutos depois lá estava ele.

O irmão dele ainda estava no banho, ele começou a fazer manha e barulho de propósito. Eu olhei calada. Nós conversamos bastante e ele tinha consciência total de que estava sendo bobo, com um má atitude, mas continuou, começou a bater em uma caixinha cheia de moedas, que claro, caiu. Tinha umas trinta moedas pelo quarto, seguiu a conversa:
Ele - Oh-ou, acho que vou precisar de ajuda!
Eu - Claro, eu posso indicar onde as moedas estão.
Ele - Não, para me ajudar a pega-las.
Eu - Você estava fazendo barulho com a caixa com uma boa intenção?
Ele - Não.
Eu - Acha justo eu te ajudar?
Ele - Talvez não seja.
Eu - É justo ou não é?
Ele - Não.

Então ele juntou todas as moedas. Quando terminou, sem que eu falasse uma palavra, tirou a roupa, coloco-as no cesto de roupa suja. Ele acabou deixando uma cair e eu perguntei "Posso te ajudar?", com um sorrizinho e um sinal positivo, peguei a última peça de roupa e o fiz. Abri o chuveiro, a água esquentou e lá fomos nós pra guerra de todo dia. Hehehehehe!

E que melhor lição de Karma eu teria para o dia de hoje?
Um comportamento sem boa intenção, não trará uma boa consequência, mas ser gentil e ter compaixão, poder mudar a situação.

O espaço para reflexão deve existir em todas as idades. Ninguém pode impedir as consequências das atitudes alheias, as únicas consequências que conseguimos mudar são as das nossas atitudes, por meio das mesmas. Adiar uma situação de frustração pode ser pior, hora ou outra o ser humano tem que lidar com seu próprio eu e reconhecer o quanto antes onde é preciso mudar.

Tenham uma quarta-feira iluminadíssima: com boas atitudes, boas consequências e Karmas positivíssimos! :D

4 comentários:

  1. Hahaha!
    Aproveitando bem todas as oportunidades para o aprendizado hein...

    Gurus orgulhosíssimos.

    Quem te enviu, está a observar (e se alegrar) com teu esforço.

    Rica!

    ResponderExcluir