domingo, 15 de abril de 2012

Não alimente os gatos!



No workshop da Au Pair Care, essa foi a orientação, "a não ser que você tenha queira".

Tem três coisas que me aborrecem diariamente e que continuo trabalhando para ter paciência com aqueles que  preferem agir de tal maneira: maltratar animais, maltratar crianças e maltratar idosos.

Além dessa belíssima orientação (notem a minha ironia), quando falei sobre Karma Yoga (que é uma forma de karma que temos para manter a harmonia do nosso lar, como fazer as refeições, limpar quarto, banheiro, colocar flores na sala, acender incensos) dentro da Host Family fui obrigada a ouvir "Tá, então eu sou sua Host Mãe e eu adorei esse tal de Karma Yoga, será que você pode fazê-lo com a louça de todos nós? O chão da casa inteira? Cozinhar para nós todos, que tal?". Resolvi me calar.

Em certas ocasiões não vale a pena continuar uma conversa. Exponha o seu ponto de vista e seja inteligente, entenda se o receptor está ou não disposto a aceita-lo mesmo que não tome-o para si.

O que mais vi no workshop foi "Mas essa não é uma obrigação de Au Pair?",  "Não, isso não está no contrato?", "Eu não faria isso!".

Ok. Todas as refeições que degustei até hoje, os Cup Cakes que ganhei, os filmes que assisti, os lugares que visitei, não me lembro de tudo isso estar no contrato, mas aconteceu e sou grata.

Alimentar os gatos, fazer um almoço para minha Host Mãe, presenteá-la no aniversário dela, levar os meninos na loja de games no shopping, dar a eles uma caixa de lápis de cor, não especifiquei nada disso no meu contrato, mas em contra partida, tudo aconteceu da maneira com que tinha que acontecer, sem expectativas e com consequências que me lotaram de felicidade.

O que eu quero dizer é que independente do mínimo que você tenha que fazer, tente sempre fazer mas que o mínimo, faça-o com boa vontade e respire fundo, todo o resto simplesmente vai acontecer!

O livro que estou lendo está me dando cada dia mais prazer de viver, alimentar os gatos não é mais uma simples ação, mas é uma forma de agradecer pela companhia matinal que me faz lembrar que os meus gatinhos brasileiros também estão em boas mãos. Ver o sorriso dos meninos vale muito mais do que os poucos 5 dólares que gastei em fichas de videogame. 

Damos valor a coisas tão banais que esquecemos que a vida está passando, mais um dia vivido e menos um dia para viver. Então me responde: se morresse hoje, o teu dia teria valido a pena?

O que nos faz descansar em paz não é a morte em si, mas essa sensação de lição cumprida que temos antes de ela chegar. Ter essa sensação diariamente é uma boa para não ficar acumulando karmas por ai! Fica a dica.

Há tempos tenho tentado viver assim e me esforço o máximo para que meus dias sejam cada vez mais e mais assim: suficientes. Se eu tô com saudades eu ligo, deixo de lado meu ego, se eu quero dar presente, gasto mesmo, se amanhã eu acordar, trabalho mais e compro outro, se estou com vontade de dançar e amanhã tenho que trabalhar, melhor ir dançar e não dormir tanto, pode ser que amanhã eu não acorde, mas se me der vontade de dançar de novo, dessa vez eu descanso, afinal, talvez amanhã eu tenha que trabalhar mais pra outro presente.

Seja gentil com todos os idosos, sorria para todas as crianças, alimente os animais que não te pertencem também. Com amor, com boa vontade, com comida!

Ahhh.. Au Pair Care, favor, incluir no meu contrato: 
Dos deveres da Au Pair para com sua Host Family:
1.Alimentar os gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário