sexta-feira, 11 de maio de 2012

Funcionário público aqui, ali e em qualquer lugar!

É, minha gente! Hoje o dia foi LOOOOOOOOOOONGGGGGGGGGGGGOOOOOOOO!
Eu tô merecendo me dar um teclado de presente.

Hoje foi o meu teste escrito para tirar a carta de habilitação com a assinatura do Tio Sam. As leis aqui são bem diferentes então tive que sentar a bunda na minha cadeira e ler o magnífico manual do condutor. Uma das coisas chatas da vida é ler manuais, sim, eu poderia estar correndo, desenhando, praticando yoga, dormindo, mas estava lendo um manual.

Feito isso, liguei pro DETRAN do Tio Sam para perguntar qual era a documentação necessária, a atendente foi clara: CNH Brasileira, sua identidade, conta para comprovar a residencia e security card, que prova que estou aqui legalmente.

E lá fui eu, por um caminho de 20 longos minutos. Quando lá cheguei a atendente perguntou "Cadê sua conta? Olha, você precisa de uma conta!". Falha minha, timeeee! Voltei, né? Fazer o quê.

Meia hora depois, lá estava eu, mas agora, o atendente era outro. E a pergunta foi "E cade o seu J-1?". Tá, nessa hora eu quis gritar e socar. O J-1 é um documento FUNDAMENTAL para o Security Card, ou seja, eu não devo andar com o meu J-1 pra cima e pra baixo se tenho um security card, mas vai entender né? Respirei fundo e só de raiva voltei pra buscar meu J-1. Só de raiva, também, peguei TODOS os documentos, até minha carteira de vacinação, e votei, com minhas orelhas tão fartas, com meu osso roído e com meu rabo entre minhas patas! Hahahahaha...

Claro que toda essa novela foi só pra poder pegar a senha! Com a senha, recebi um formulário que pedia minhas medidas em pés! EU RI ALTO! Pedia a cor dos meu olhos, cabelos, afinal, temos que saber tudo isso sobre o motorista para manter a ordem no trânsito! (Não mesmo.)
Outra coisa que me pediram foi a data de emissão da minha carta, e a minha CNH tem duas, a da provisória e da definitiva, qual colocar?

Quando terminei de preencher o resto, liguei pro meu namorado pra passar o tempo, a duração não durou 2 minutos, claro que minha bateria acabou. A boa notícia era que meu carregador estava na bolsa, a má notícia eu recebi do policia quando perguntei se eu podia carregar meu celular "NO, MAN!".

Esperei minha vez, é valido ressaltar que esperei minha vez por uma hora, e quando quis tirar minhas dúvidas com o atendente eu chorei. O diálogo foi tipo assim:

- Ei! Boa tarde, tem alguns itens em branco por que eu não sei ao certo a resposta!
- Você não sabe quanto mede, senhora?
- ...
- Você deveria saber!
- É que eu sou do Brasil...
- Ok! Preencha o resto do formulário!
- Mas eu não sei ao certo em pés, pode ser em metros?
- Sim, senhora, desde que a senhora preencha.
- E eu tenho uma dúvida, na minha CNH eu tenho duas datas de emissão, por que temos um ano de carta provisória antes da definitiva, qual devo colocar?
- A data que a senhora achar melhor.
(Meus olhos já estavam esturricados de lágrimas)
- Me perdoe, é a primeira vez que estou aqui, só quis ter certeza para não escrever nada errado!
(Dai ele notou que talvez tenha sido rude)
- Tudo bem, estou apenas falando! Talvez tenha sido o tom da minha voz!
- Tudo bem, tudo bem!
- Agora olhe para a câmera, tenho que tirar uma foto sua! (Sim, a vida tinha que registrar minha cara nesse momento! Ai, ai... Hahahahahaha!) Agora a senhora deve fazer o exame, está preparada?
(Então pensei umas 30 vezes em desisti, mas eu tava com muita raiva pra desistir assim, fácil!)
- Sim!

Então, fiz! Foi até que rápido. Acertei 33 perguntar de 35 e passei. Então na possível "última" fase passei para outro atendente, que disse que eu teria de fazer um teste prático. Ahn? Mesmo? Até então ninguém tinha me falado isso, nem a família, nem o a Au Pair Care. Mas, ajoelhou já sabe né? Ele pediu o documento do carro que eu ia dirigir, pedi licença, fui até o carro, peguei e mostrei para o atendente.

- Está vencido!
- Ahhh... Sim! O meu chefe me deu esse cartão, ele validou a documentação e me deu esse cartão é o comprovante que...
- Não, senhora, só aceitamos esse que está inválido!
- E o que eu tenho que fazer agora?
- Renove-o, volte aqui depois de um dia útil, pegue a fila novamente, preencha o formulário e será atendida, mas não haverá a necessidade de refazer o exame.
- E então tenho que fazer só o exame prático? Mesmo tendo a CNH brasileira e tendo passado do exame teórico?
- Sim, senhora, como a senhora vai dirigir sem passar no exame prático?
- Tudo bem, muito obrigada! Tenha um bom dia.

Voltei para o carro da documentação vencida, chorei que nem uma criança e, sim, DIRIGI de volta para casa pela terceira vez.
BRASIL: não somos os únicos com serviços públicos precários e atendentes que inventam suas próprias leis.

No final da noite, conversei com a minha host family e eles falaram que é assim mesmo. As pessoas não podem ser demitidas por serem funcionárias públicas, fazem o que querer e cada um fala uma coisa. Triste!

Não sei quem estava certo, talvez eu estivesse errada, mas a coisa é, NUNCA sabemos a quem estamos nos dirigindo, quem aquela pessoa é, o por que de ela estar ali, o que aconteceu antes, qualquer palavra pode fazer toda a diferença.

Sentir saudades aqui é normal, é saudável. Mas a saudades doeu demais hoje depois de tanta gente amarga e seca.

Lembro de já ter dito isso aqui, mas repito: não importa o que a vida lhe trouxe, qual é sua posição no universo hoje, mas seja lá qual for, atue-na com amor, com respeito, seja grato, aceite-a como algo impermanente e abra sua mente e coração para o aprendizado.

Funcionário público, Au Pair, mãe, irmão, namorado, amigo, empresário, estudante, sei lá... Não seja rude, não se ache melhor nem pior, não agrida as pessoas por estar na posição que está! Seu presente é resultado do passado e se queres mudar de realidade, comece hoje, para que o trabalho duro do presente, seja um trabalho duro no passado do seu futuro presente.

Agora que já respirei, já chorei, já ri, já matei as saudades, já passei no teste, minha raiva também passou, estou bem. Mas me pergunto como está a cabeça das pessoas que cruzaram meu caminho hoje? Pra que tanta falta de cuidado, tanta descompaxão, tanta falta de humor? Que essas pessoas sejam tocadas pelo amor.

Bom, vou descansar, desenhar, dormir, ouvir uma música, é o melhor que eu faço!
Amanhã tem mais.

Amados, fiquem na paz, repassem a paz, sejam gentis, abracem, amem, sorriam, agradeçam, não esperem, o mundo irá agradecer IMEDIATAMENTE do jeito que só ele sabe fazer! Hehehehehe...

LOTS OF LOVE







8 comentários:

  1. É, infelizmente algumas (muitas) pessoas não sabem o que é ser feliz realmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que nós sabemos, né Ayeshita? =)
      Hehehehe... =P

      Excluir
  2. Linda. Vamoquevamo que o samba não pode parar!

    ResponderExcluir
  3. ..."trabalho duro no passado do seu futuro presente". UAU!

    Vc só me impressiona!

    ...E quando estiver beeeeem cansada, ainda exista amor pra recomeçar... sempre recomeçar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ai!

      Essas pessoas que me enchem de amor pra recomeçar também não cansam de me impressionar!

      Saudadeeeeeees!

      Excluir
  4. Você é um ser lindo e cheio de luz, te amo muito por tudo que passamos e vejo vc passar também. Um cheiro saudoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cheiro carregado de todo esse nosso sentimento bom. Saudades, preta!

      Excluir