segunda-feira, 28 de maio de 2012

É fácil demais dificultar!


Lembro como se fosse hoje de um texto que quando eu estava na quarta série. A história era se um ladrão que ia atrás de um sábio chinês. “Fiquei sabendo que o senhor faz milagres, sempre roubei, mas decidi que quero largar essa vida, então vim falar com o Senhor!”, então o sábio pediu que ele voltasse para casa e disse que tudo iria melhorar. Um tempo passou e o ladrão continuou levando a mesma vida, com raiva do sábio, voltou para cobrá-lo. “O Senhor acha que eu sou um idiota? Olha aqui, não importa se o Senhor é milagreiro ou não, mas se eu continuar roubando, volto aqui e mato o Senhor!”, o sábio, mais uma vez deu sua palavra que tudo melhoraria e pediu que o ladrão voltasse pra casa. Nada aconteceu. O ladrão estava decidido. Chegando na casa do sábio, ele já o esperava e fez apenas um pedido “Aceito que me mate, mas como um último desejo, peço que sepulte meu corpo embaixo daquela rocha, tentei move-la para cavar minha própria cova, mas já não tenho força o suficiente!”. O ladrão, para tentar diminuir um pouco o Karma de matar um sábio, achou melhor realizar esse último pedido, então quando ele foi remover a rocha, o sábio se sentou no topo dela e começou a observar. O ladrão, furioso, pois a rocha que já era pesada, ficou ainda mais pesada com o sábio em seu topo: “Olha, meu Senhor! Eu não te entendo, quer morrer no topo ou ser enterrado embaixo da pedra? Não tire a pouca paciência que me resta senão acabo com o Senhor agora mesmo!”. Então a resposta veio “Vê como é difícil? Não há como eu remover uma pedra do seu caminho se você mesmo está acomodado em cima dela. Eu poderia ter dito as palavras mais sábias, mas para você nada faria sentido. Agora, se deseja me matar, vá em frente. Eu já não posso fazer mais nada por você!”.
Então ele nunca mais roubou.
Engraçado como o ser humano é! Acomodado. Não que as coisas sejam difíceis, na realidade, acho que a dificuldade é mais uma palavra que inventaram para que nossos medos fossem “compreendidos” do que um real empecilho. Mas tudo vem por causa do que já foi! Ser sábio deve ser uma delícia, “difícil” é aprender a escutar, ler, entender com o coração, meditar, se abster de vícios, de coisas materiais. É claro que é mais fácil continuar em frente e culpar terceiros pela falha do nosso crescimento espiritual! “Você me abandonou quando eu mais precisei!”, “Você não me ama!”, “Como você pode fazer isso comigo?”.
As pessoas erram e estão em constante aprendizado, ninguém veio aqui pra ser instrumento único de uma pessoa, como um produto. Somos dependentes sim, mas somos dependentes para aprender não para que aprendam por nós. Temos que entender que as pessoas cruzam nossas vidas para nos ensinar, mas só conseguimos aprender se estamos aberto a essa percepção de que essa dependência saudável, essencial para nosso crescimento, é impermanente.
Ame muito e aceite que as pessoas vão e vem, mas cada pequeno momento de aprendizado fica, em duas parte, uma aqui e outra lá. Pronto. A escolha é sua!


2 comentários: